segunda-feira, 7 de abril de 2008

Espiral do Riso

Hoje coloca-se a primeira peça no que será a Espiral do Riso.

Como fica bem explicar de onde nos inspiramos para nomear um blog, e como nem todos devem saber o que é a Espiral do Riso. Passo a explicar:

Sabem quando estamos naquelas situações que impõem alguma cerimónia? Por exemplo, um funeral. Um funeral é sempre um bom exemplo. É na verdade o exemplo original, e nós gostamos de coisas originais…

Não convém termos vontade de rir quando estamos num funeral, certo? Certo. E se nesse preciso momento em que estamos num funeral, com todos calados e de ar pesaroso, nos vier à cabeça “seria terrível se me desse vontade de rir agora….”. Aqui está o primeiro passo para ter realmente vontade de rir! E continuamos…. “Foi tão mau pensar em rir agora…” E a vontade de rir aumenta, aumenta…aumenta... (não comecem já a pensar noutras coisas a aumentar, seus tarados). E sentimos o que parece ser o inferno do riso. A esta altura já nos abstraímos de tudo à nossa volta, e só pensamos em controlar a vontade de rir, que é cada vez maior.

Podemos representar a situação como uma pilha de copos de vidro em que o colocar de cada copo representa o aumento da vontade de rir. Quanto maior o número de copos empilhados, maior a probabilidade de todos caírem e partirem-se. Isto é, maior a probabilidade de desatarmos a rir e passarmos por um dos momentos mais vergonhosos das nossas vidas.

(O conceito de Espiral do Riso tornou-se conhecido através de Jeff Murdock, personagem da série Coupling. )

Que comece assim a vossa vontade de rir. Como o nosso Portugal é rico em histórias para contar e o ser humano é cheio de peripécias que nos fazem rir para não chorar, achámos por bem criar este blog. Hoje coloca-se o primeiro copo nesta Espiral do Riso.

Esperamos assim que após se erguerem muitos copos neste nosso blog, as gargalhadas se desprendam, mesmo quando estamos perante situações menos felizes do nosso mundo…

Um brinde espiralado.

Que a Espiral do Riso vos acompanhe.

Sem comentários: