segunda-feira, 7 de abril de 2008

Carjacking

Hoje em dia nos telejornais há um tema frequentemente mencionado: o carjacking.

O carjacking é um fenómeno em ascensão. Este fenómeno consiste basicamente em ver vários homenzitos a vir ter connosco, olhar para o chão, dar uma cambalhota, rebolar e consentir que esses gatunos inspirados em culturas menos pacíficas nos levem o carro para dar um passeio, quem sabe fazer um ou outro assalto e se o carro até valer qualquer coisinha quem sabe fazer umas corriditas na ponte, ganhar fama e glória na Vasco da Gama e quiçá vender o dito bólide.

Ora, hoje fala-se não do carjacking mas do homejacking. Para as pessoas que não conhecem este outro fenómeno que se encontra em decréscimo, vamos falar do Sandro Carolino Jesus de Paciguá.

Sandro Carolino Jesus de Paciguá é um homejacker, mas a sua vida já não é a vida de glória de outrora, vamos ler o seu testemunho em jeito de reportagem escrita:

"Oi, meu nome é Sandro Carolino de Jesus Mariano Santos Kléber Afonso Ilionov de Paciguá.

Toda minha vida fui Homejacker.

Vida de Homejacker já foi vida de glória. Os babaca páravam as casa no meio da rua em frente ao sinal vermelho era só abrir a porta mesmo e levávamos a casa. Hoje em dia tem tranca puta que pariu."

Sandro fazia parte dum gang com mais de 50 membros, preferiam assaltar mansões e quintas de tamanho considerável, hoje Sandro vê a sua vida de crime dum ângulo mais pessoal e não tão glamoroso:

"Pôxa, eu lembro de andar aí cos caras, era divertido assáltavamos mansão, casa grande! Coisa de homem, hoje em dia ninguém quer seguir a profissão, é tudo carjacker para aqui e para ali.

Eu continuo acreditando em meu trabalho. Por agora vou assaltando tenda de namorado nos canto de namorado por aí, mas não rende não.

Se não fosse o amor por esse trabalho, não continuaria..."

Sandro com uma lágrima no olho falou-nos daquilo que passou a vida a fazer e do buraco em que agora se encontra. Dantes quando roubava uma casa Sandro ficava com ela por uns tempos e depois vendia, nos tempos de hoje, Sandro lança as tendas e pequenas barracas que assalta contra caixas multibanco em estações de serviço, esperando obter assim o seu ganha-pão:

"Tá mais complicado né? Agora multibanco tem sistema de segurança, as nota ficam todas sujas com tinta.

E o estado não apoia! Fala-se de manter os empregos tradicionais, artesanato, agricultura, mas homejacking é marginalizado! E não há gente mais nova querendo seguir os passos né?"

Mas nem sempre é assim, Xico da Street é um carjacker com uma história peculiar:

"Eu comecei p'lo homejacking tás a ver? Pá só que um gajo meu não ganha guito com aquilo!

Comecei a tentar outras cenas meu, tipo shirtjacking, dogjacking, underwearjacking... Só que o guito tá no carjacking puto!

Pá ya, de vez em quando ainda faço um homejacking só naquela da saudade, até tento mesmo levar os meus manos da crew p'a ver se alguém pega naquilo.

Só que prontos o pessoal hoje em dia é só carjacking p'ó guito, hip hop p'ra alma ... tipo vocês curtem do hip hop né?"


Repórter 1: Sim claro!

Repórter 2: Yo, hip hop my nigga! Da street! Yo yo! Da street bro!


"Filha da puta levas um balázio nos cornos, tás a gozar com o meu hip hop? TÁS A GOZAR CO MEU HIP HOP? Chamo os meus manos e levas um balázio! Aqui o people do North-northwest side lixa-te a vida!"


Repórter 2: Não estou a gozar, eu respeito mesmo! Se fizesse a gentileza de retirar o cano da sua arma ilegal da minha testa...


"Na boa mano, mas só porque o people da street não é violento ya? Tipo a gente já viu merdas que tu não imaginas puto e por isso somos tipo ya na boa, sem problemas tás a ver?"


Acabamos com os pensamentos de Sandro sobre a sua profissão em declínio:

"Eu tou vendo minha vida destruída por esses novos moleques.

Homejacking está morrendo mesmo, sem essa linha de crime, minha vida vai ser o desespero, talvez tenha mesmo de recorrer a um emprego legal ou assim.

Nunca mais me conseguiria olhar ao espelho desse jeito..."

Reportagem: Equipa de reportagens da "Espiral do Riso"

Imagem: Equipa de imagem da "Espiral do Riso"

Letras: Equipa de letragem da "Espiral do Riso"

Frases: Equipa de fraseamento da "Espiral do Riso"

Sem comentários: